domingo, 6 de dezembro de 2009

Feira Do Livro- Ribeiras

Sessão de esclarecimento sobre saúde Oral



Mais uma vez, no dia 12 de Outubro, a Biblioteca Escolar disponibilizou o seu espaço para uma sessão de esclarecimento, desta feita sobre Saúde Oral. Os alunos do 1.ºano reflectiram sobre os seus comportamentos alimentares e higene oral.

sábado, 5 de dezembro de 2009

S. Martinho


O dia de S. Martinho foi comemorado, na Biblioteca Escolar com a realização de um teatro de sombras sobre a sua lenda. Foi um trabalho conjunto entre a Biblioteca, animadores e pré-escolar, resultando numa actividade que deu gosto ser posta em prática e que os alunos gostaram de assistir, manifestando curiosidade sobre o que estaria por trás do pano branco.

video

Amigos da Biblioteca



A Biblioteca Escolar tem um papel importante na formação de leitores e, por vezes, é necesssário mudar a relação destes com o livro. Sendo assim foram criados os "Amigos da Biblioteca", cuja função será zelar pelo bom estado dos livros, conhecer os livros de forma a orientar os colegas e colaborar na organização da Biblioteca...

Dia das Bruxas


A Biblioteca Escolar não quis deixar de fazer alusão à data em que se comemora, em vários paises, o Dia das Bruxas. Para tal foi seleccionado, lido e explorado o livro " A bruxa Mimi". No final os alunos ilustraram a parte que mais gostaram da história e realizaram, os mais velhos, um resumo da mesma.

A bruxa Mimi vivia numa casa preta. Tinha tapetes pretos, cadeiras pretas, uma cama preta com lençóis pretos e quadros pretos nas paredes. Até a casa de banho era preta. Naturalmente, o gato dela também era preto. E por isso a Mimi estava sempre a tropeçar nele – até ao dia em que decidiu usar um pouco de magia...Este livro foi vencedor do prémio do livro infantil atribuido pela Federação de grupos do Livro Infantil .



Marcha Mundial pela paz e não violência



A primeira Marcha Mundial viaja pelo mundo pedindo o fim das guerras, o desmantelamento das armas nucleares e por o fim de todas as formas de violência (física, económica, racial, religiosa, cultural, sexual e psicológica). Foi com o objectivo de sensibilizar os alunos da escola que a Biblioteca escolar disponibilizou o seu espaço para que dois elementos da organização, que se deslocaram à escola, alertassem para esta questão e para a necessidade de todos participarem neste evento como forma de mostrar ao mundo que todos podemos fazer algo. A Marcha realizou-se no dia 5 de Novembro com a adesão de várias escolas do distrito.