sábado, 9 de outubro de 2010
Apresentação do livro 7x 1910 Histórias da República
Integrado na nossa comemoração do 5 de Outubro de 1910, tivemos o privilégio de, na nossa biblioteca emprestada, pois a nossa está em obras, receber a escritora Margarida Fonseca Santos. Para surpresa nossa não veio sozinha trouxe a ilustradora do seu livro Inês do Carmo. As duas espalharam a sua simpatia e levaram-nos a viajar pelo tempo da república. Gostamos muito deste encontro.
"Nasceu em 1960, Lisboa. Diplomada com o Curso Superior de piano do Conservatório Nacional, leccionou a disciplina de Pedagogia na Escola Superior de Música de Lisboa.A par da sua actividade profissional, trabalhou no projecto MUS-E Portugal (Yehudin Menuhin Foundation) como animadora na área do conto e escrita criativa. Assinou a coluna Crescer a Ler, no Jornal de Letras e o apontamento Bicho de Conta, na Antena 1. Escreveu peças infantis e o texto do musical "O Navio dos Rebeldes" para o Teatro da Trindade e ainda o libreto da ópera infantil "O Achamento" para a Focu Musical" WOOK
"Nasceu em Lisboa em 1968.
Licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.
Curso de Ilustração Científica do Ar.Co.
Em 1993 fundou um atelier de design, onde trabalhou durante 10 anos.
Actualmente é freelancer e, apesar de manter a sua actividade enquanto designer, tem desenvolvido mais projectos na área da ilustração."(http://inesdocarmo.blogspot.com)
terça-feira, 5 de outubro de 2010
domingo, 3 de outubro de 2010
Como se faz cor de laranja é um livro de António Torrado que fala de um rapaz que procura teimosamente aprender a fazer cor-de-laranja para acabar o seu desenho. Ele não tem essa cor na sua caixa de aguarelas.
Então, sai à rua e procura a todos aqueles que encontra na rua. Pergunta a um cientista, a um vendedor, entre outros, mas ninguém lhe sabe responder, até que desiste.
Senta-se num banco ao lado de um cego.
É o cego que lhe diz como se faz...
Dia mundial da música
Neste dia numa parceria entre a Biblioteca escolar e as Actividades de Enriquecimento Curricular, assistimos a um concerto pedagógico " Como se faz o cor-de-laranja" de António Torrado. Foi muito interessante pois foi uma forma diferente de "ler" um livro acompanhado por uma orquestra sinfonica. Fizemos um lindo desenho sobre o livro e o concerto.
7x1910 histórias da República
"7x 1910 Histórias da República é um conjunto de sete histórias cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: O Mapa Cor-de-Rosa é acusado de estar na origem do célebre Ultimatum de 1890 , um antecedente que terá contribuído para o assassinato de D. Carlos I e mais, tarde, para a implantação da República. A Bala que estava dentro da pistola do Almirante Cândido dos Reis que se suicidara, pensando que a revolução tinha falhado. Acompanhado por um ordenança, o diplomata alemão preocupado com a vida dos estrangeiros que residiam no Avenida Palace pega na Bandeira Branca e segue rumo ao Marquês de Pombal, onde se encontravam muitos Republicanos. Estes ao verem-no chegar com a bandeira branca, pensaram que a Monarquia se tinha rendido. A Coroa Real que vive despeitada porque nunca mais foi posta numa cabeça de rei ou rainha desde o tempo de D.João IV. O Navio de Guerra que quando disparou sobre os edifícios do Ministério teve a certeza de que minou a confiança dos militares que defendiam a Monarquia. O Iate Real D. Amélia que levaria o rei deposto D. Manuel II e toda a família real até Gibraltar, onde ficariam a salvo. A Varanda - Foi a partir da varanda da câmara Municipal de Lisboa, que José Relvas proclamou a República no dia 5 de Outubro de 1910."(http://www.mediabooks.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=11986)
Encontro com Margarida Fonseca Santos
Subscrever:
Mensagens (Atom)