quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Lavar, escovar, esfregar"



"Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

"Lavas as mãos muitas vezes? Quando é que limpaste as unhas? E penteaste-te esta manhã? Andar limpo ocupa muito tempo e energia. Então por que é que temos de o fazer? A resposta encontra-se nesta divertida exploração da higiene pessoal, tanto de humanos como de animais – perfeita para quem precisa de ser convencido da necessidade de Lavar, Escovar, Esfregar!"(Wook)

2.ª Sessão sobre Educação Sexual: Higiene Pessoal


A segunda sessão sobre Educação tem por base o livro " Lavar, escovar e esfregar" de Mick Manning e Brita Granstrom. Aborda vários aspectos que por vezes os nossos alunos descuram, relembrando que não só os humanos que têm cuidados de higiene.

Competências Sociais


O projecto das Competências sociais desenvolvido em colaboração com a Animadora socioeducativa está a ser implementado em algumas turmas do 3.º e 4.º ano, com ele pretende-se que os alunos reflitam sobre os seus comportamentos e que desenvolvam competências qu lhes permitam ultrapassar algumas dificuldades que lhes possam surgir.

Os afectos...

Para comemorar os afectos o ateliê de Expressão dramática preparou uma peça de teatro para apresentar a todas as turmas da escola. A peça, uma adaptação da obra "Cyrano" que a turma 4.ºAR ensaio, fala de um amor impossível e da importância da amizade.



Para comemorar os afectos lançamos um desafio aos pais e alunos. Aos primeiros pedimos que preenchessem uma moldura onde explicavam aos filhos " Gosto de ti porque..." e aos alunos que reflectissem sobre eles próprios, pintando e escrevendo numa flor" Gosto de mim porque..."

Ateliê de Expressão dramática


À hora do almoço, a professora Bibliotecária e a Animadora Socioeducativa continuam a dinamizar os diferentes ateliês, no de expressão dramática esta semana foram desenvolvidas dinâmicas que visam o conhecimento do corpo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ainda o Natal...




Sim, já passaram dois meses sobre esta actividade, mas como a mensagem não foi publicada nesta data e tendo em conta a sua pertinência aqui fica o registo fora de horas...

Numa actividade que contou com a colaboração da Professora Bibliotecária, da Animadora Socioeducativa, das AEC´s de Inglês, do Projecto As TIC e a aprendizagem da língua materna e dos docentes titulares de turma, foi proposto aos alunos que produzissem postais reciclados de boas festas para entregar aos meninos internados na pediatria do Hospital Pedro Hispano. Estes foram entregues no hospital por representantes de cada turma, que foram recebidos de forma muito acolhedora e que tiveram a honra de visitar as suas instalações e o helicoptero do INEM.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Reis de Portugal

Para saberes um pouco mais sobre a história dos reis de Portugal, o Instituto Camões disponibiliza em formato digital " Era uma vez um Rei..." da colecção original do Jornal Expresso.
Vai a http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-ler/era-uma-vez-um-rei.html e verás as histórias fantásticas que podes ler e ouvir.
Experimenta que vais gostar...

Livros com história 2




A segunda sessão de livros com história foi sobre D.Afonso Henriques. Foram explorados alguns dos episódios à volta desta personagem. A professora bibliotecária deu a conhecer o livro " D.Afonso Henriques...o conquistador". Divertido foi "brincar" com a espada e o escudo que parecia o de D. Afonso Henriques.

O meu tetravô.


O meu tetravô era um guerreiro


Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II

Mário está a lavar os dentes quando um guerreiro enorme lhe aparece no espelho. Trata-se do seu tetravô, que veio fazer-lhe uma visita. - Queria saber se és parecido comigo, - diz-lhe ele. Mário acha que o seu antepassado vai ficar muito desiludido - como é que um antigo guerreiro podia ter alguma coisa em comum com um menino da escola, moderno como ele? A história é uma visão brilhante do conceito de herança familiar. As ilustrações são fabulosas - expressivas, arrojadas, e muito divertidas -, e notam-se os laços verdadeiros que unem as duas personagens.(WooK)

Livros com história 1
















Com o objectivo de motivar os alunos para o estudo da História a Professora bibliotecária em colaboração com a Animadora socioeducativa e algumas das docentes do 4.º ano desenvolveram três actividades de motivação para os temas de Estudo do Meio. A primeira actividade desenvolvida teve como temática "Os primeiros povos". A professora bibliotecária leu o livro " O meu tetravô é um gerreiro", de seguida os alunos visualizaram algumas imagens que tentam retratar a época tratada e por fim os alunos, após verem algumas pinturas rupestres, tentaram, com a ajuda de pinceis e guaches, em cartão reproduzir essas pinturas. Os trabalhos ficaram muito interessantes.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Biblioteca saiu ao recreio...


Hoje o dia pareceu brilhar de uma forma especial, por isso decidimos ler a nossa história ao ar livre. A vantagem de ter um espaço novo, são estes pequenos recantos que proporcionam estes momentos.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O SUCESSO ESCOLAR

Citando o Blogue da BE/CRE Perafita: "No dia 28 de Fevereiro, pelas 14h:30, vai decorrer na biblioteca da EB 2/3 de Perafita uma conferência sobre o tema "A importância da leitura para o sucesso escolar". O orador será o senhor Dr. Abel Mota. Esta actividade terá o apoio da Areal Editores. As inscrições estão abertas em becreperafitablog@gmail.com para todos os professores das escolas do concelho de Matosinhos. "

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Internet segura 3


Ontem e hoje a professora bibliotecária desenvolveu várias sessões que alertaram para os perigos da internet. Para tal usou o material disponibilizado pela página da Internet segura.

Internet segura 2

video

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

8 de Fevereiro-Dia da internet segura

Estamos a ler...Cyrano


A famosa peça de teatro baseada na vida do escritor francês Cyrano de Bergerac, escrita, em 1897, por Edmond Rostand (1868-1918), ganha, nesta edição dedicada aos leitores mais jovens, uma original configuração literária e estética. Muito divulgada e conhecida, até pelas várias adaptações cinematográficas de que tem sido alvo, esta é a história de Cyrano que, por ter um enorme nariz, não ousa confessar o seu amor por Roxana. Esta, por seu turno, julga estar apaixonada por Cristiano, ou melhor, pelas suas belas palavras. Mas a verdade, tardiamente revelada, mostra-lhe que o poeta, afinal, é Cyrano… Recontada com uma admirável liberdade, que possibilita, por exemplo, a inclusão, em jeito de nota de rodapé, de uma série de informações que servem de apoio à leitura de um público menos experiente, esta é uma obra admirável. Acresce que estes segmentos, de tendência metalinguística, dotam o texto de uma subtileza humorística, catalizadora de uma certa tensão dramática que perpassa toda a narrativa. O formato extenso e “vertical”, a capa dura, a abundância de ilustrações, na sua maioria em páginas duplas, entre outros, contribuem para um aspecto gráfico muito atraente. A componente visual, no registo inconfundível da ilustradora francesa Rébecca Dautremer, pela opção por uma paleta cromática sombria e também, por exemplo, pelo jogo claro-escuro, acentua o fundo romântico do enredo, recriando de forma inovadora as figuras centrais, os cenários e os principais momentos da acção. | Sara Reis da Silva.(Casa da Leitura)