Livros do mês

Livro do mês de abril
O veado Florido




Um homem muito rico tem no seu palácio, em jaulas douradas, uma colecção de animais exóticos, tais como crocodilos voadores ou cavalos azuis, com o único fim de causar espanto e inveja aos seus convidados. Um dos seus criados capturou um veado que tinha a particularidade de ter as suas hastes floridas; a caminho do palácio as folhas e flores desaparecem, tornando-se num animal vulgar e sem interesse para a colecção. Na Primavera os animais presos deixaram de comer e a maioria morreu; os sobreviventes foram enxotados do palácio. O veado, logo que chegou à orla da floresta, voltou a ter folhas e flores muito brancas nas suas hastes, mas o senhor rico já não teve o privilégio de o contemplar. | Rui Marques Veloso. Disponível em http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl/portal.pl?pag=sol_lm_fichaLivro&id=243

OVELHINHA DÁ-ME LÃ


– Ovelhinha, dá-me lã.
– Para que queres a minha lã?
– Para fazer um casaquinho
e ficar bem aconchegado.
Se tapar bem a barriga
já não fico constipado.

Um texto rimado para primeiros leitores, de estrutura encadeada, repetitiva e acumulativa; um recurso utilizado nos contos de tradição oral. Uma história de Inverno, para combater o frio.

ISABEL MINHÓS MARTINS (Lisboa, 1974)

Desde pequena que se lembra de “pôr o ouvido à espreita”, à caça de todas as histórias que por aí andam… Na escola, começou também a gostar muito de palavras escritas. Com elas foi escrevendo histórias, pequenos poemas, muitas cartas aos amigos. Quando estudou Design de Comunicação, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, descobriu outras formas de olhar para as letras e para os livros. Trabalhou numa agência de comunicação pedagógica. Em 1999 fundou o Planeta Tangerina, onde continua a escrever: textos para pais, professores e crianças, documentos para Serviços Educativos de Museus e outros projectos. Quando do Planeta Tangerina começaram a sair livros também, foi aí que publicou as suas primeiras obras: “Um Livro para Todos os Dias” e “Pê de Pai”. 

YARA KONO (São Paulo, 1972) 

Começou os seus primeiros sarrabiscos na parede da saleta. A mãe, que de início não ficou nada satisfeita, acabou por ceder aos “dotes artísticos” da filha… Da parede para o papel, do papel para o computador… assim passaram os anos. Estudou Farmácia-Bioquímica na Universidade Paulista (UNESP). Em 1997 terminou o curso de Design e Comunicação na Escola Panamericana de Arte. No ano 2000 foi para o Japão com bolseira do Centro de Design Yamanashi. Desde 2004 que faz parte da equipa do Planeta Tangerina, como ilustradora e designer gráfica. 


http://www.kalandraka.pt/pdf/Ovelhinha%20damela_pt.pdf




Os bichos estão em apuros! Desde o Bicho-de-Sete-Cabeças ao Bicho-de-Conta, passando até pelo Bicho-Papão, todos pedem ajuda à Sara. Tudo começa num domingo à tarde, quando a Sara descobre uma enorme variedade de bichos dentro de uma chaminé gigante. Apavorados, os bichinhos explicam à menina que estão ali para serem transformados em fumo, nuvem, água, lago, rio e mar. e que só ela os pode salvar e ajudá-los a realizar o seu verdadeiro sonho: ser humanos! A Sara tem pena deles e resolve então levá-los para casa. Está cheia de vontade de colaborar e até já tem um plano. Será que vai resultar?(http://www.mediabooks.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=1701)



"Cansado da mãe que tem, e que muitas vezes não o deixa fazer o que quer, o Gil decide ir à Loja de Mães à procura de uma que lhe torne a vida mais fácil. Mas nenhuma Ihe agrada. De regresso a casa, o Gil não encontra a mãe, que, entretanto, foi à procura de outro filho. Como acabará esta história? Um conto divertido e sério ao mesmo tempo, que fará as crianças rir e pensar. "(http://www.mediabooks.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=3059)


"A família que nos cerca é grande e dela fazem parte pais, irmðos e avós, mas também vizinhos, professores, amigos… e até o senhor da mercearia ou o condutor do autocarro que vemos todas as manhãs. Com esta enorme família aprendemos coisas simples e outras mais complicadas. Foi isso que descobriu o menino deste livro que resolveu agradecer a todas as pessoas com quem tinha aprendido alguma coisa importante. "Obrigado a Todos!" gritou ele…"(http://www.planetatangerina.com/publico/2.editora_livros_5.html)


O Tio elefante



Houve uma tempestade.
O barco não voltou. A mãe e o pai
desapareceram no mar.
Fiquei sozinho. Sentei-me na cama,
com as cortinas corridas.
Ouvi a porta a abrir-se.
– Olá, eu sou o teu tio Elefante
– disse uma voz.
Ternura e sensibilidade são algumas das emoções que se desprendem desta narrativa intimista, numa obra que é um clássico imprescindível da Literatura Infantil de todos os tempos. O pequeno elefante passa algum tempo com o seu tio, que vai mitigando, à base de contos reparadores, canções divertidas e jogos de palavras, a tristeza causada no seu sobrinho pelo desaparecimento dos seus pais. Esta história doce, com final feliz, está estruturada em nove capítulos, que seguem uma fórmula circular e são complementados pelas ilustrações do próprio Arnold Lobel: realistas, simples, com cores suaves e claros-escuros, a acentuar as formas robustas dos protagonistas. De destacar ainda, é a habilidade literária do autor para tratar o texto com estilo e elegância: “Tenho mais rugas do que todas as folhas de uma árvore. Tenho mais rugas do que todos os grãos de areia de uma praia. Tenho mais rugas do que todas as estrelas do céu”, diz o Tio Elefante."(http://www.kalandraka.pt/pdf/O%20tio%20Elefante_pt.pdf)